A Satisfação dos Usuários com o Sistema Único de Saúde (SUS)

Henrique Carlos de O. de Castro, Lia Zanotta Machado, Maria Inez Machado Telles Walter, Sonia Maria Ranincheski, Benício Viero Schmidt, Danilo Nolasco Côrtez Marinho, Tânia Mara de Araújo Campos

Resumo


O presente artigo é uma reflexão sobre a avaliação dos serviços de saúde oferecidos pelo Sistema Único de Saúde – SUS na perspectiva do usuário. Apresenta resultados de uma pesquisa realizada com o uso de diversas técnicas de pesquisa social aplicada em oito regiões metropolitanas do país pela Universidade de Brasília por solicitação do Ministério da Saúde. A pesquisa partiu do princípio que a opinião dos usuários dos serviços SUS é de fundamental importância para o aprimoramento do Sistema. Os dados apurados indicam um alto nível de satisfação com o sistema, o que contraria o senso comum. Uma hipótese explicativa para satisfação dos usuários é o entendimento que, mesmo com problemas, o SUS tem cumprido o papel de universalização dos serviços de saúde e que a sua existência é melhor do que nada.


Palavras-chave


avaliação de serviços; SUS; pesquisa social aplicada; satisfação de usuários

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Qualis: B2 (Serviço Social), B5 (Direito), B2 (Interdisciplinar) e B4 (Enfermagem)