Processos Educativos e Formação Humana no âmbito do PAIF: um estudo a partir de documentos

Rafael Bianchi Silva

Resumo


O presente trabalho realiza, a partir de alguns documentos que parametrizam a Política Nacional de Assistência Social, uma análise das estratégias socioeducativas propostas a serem realizadas pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias – PAIF no âmbito do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social), tendo como destaque a metodologia da pesquisa-ação e pedagogia problematizadora de Paulo Freire. No que tange à formação humana, os documentos indicam, como objetivos, que as ações realizadas no serviço, visem o desenvolvimento de potencialidades das famílias e a ampliação da sua capacidade de atuação na comunidade e território onde vivem, potencializando sua ação política. Para tanto, é necessária a construção de uma relação horizontal entre os técnicos e os usuários do serviço. Por fim, são pontuadas algumas dificuldades para a consolidação de tal proposta como a formação do profissional que trabalha na Assistência Social e a posição passiva e conformista da população atendida.


Palavras-chave


Formação Humana; Educação; Assistência Social; CRAS; PAIF.

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Qualis: B2 (Serviço Social), B5 (Direito), B2 (Interdisciplinar) e B4 (Enfermagem)