Análise do IDEB como índice de desenvolvimento da qualidade da educação básica: um estudo de caso no município de Campos dos Goytacazes/RJ

Késia Silva Tosta, Marlon Gomes Ney

Resumo


Embora o IDEB seja o principal instrumento de avaliação da qualidade da educação básica no Brasil, a forma como é feita sua estimativa, seus resultados e uso pelos gestores da política educacional tem sido alvo de duras críticas e desconfiança por parte de estudiosos e profissionais da educação. O objetivo do artigo é analisar a percepção dos professores da rede estadual do município de Campos dos Goytacazes/RJ sobre o IDEB, levantando algumas sugestões de mudanças para melhoria do indicador. Foram aplicados 220 questionários e realizadas 11 entrevistas semiestruturadas com professores efetivos de sete escolas estaduais. Os dados mostram uma enorme descrença em relação à qualidade do IDEB como principal índice de desenvolvimento da educação básica.

Palavras-chave


Avaliação, Política, Educação.

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Qualis: B2 (Serviço Social), B5 (Direito), B2 (Interdisciplinar) e B4 (Enfermagem)