“Dimensões escondidas” e “instrução explícita” em práticas de letramento acadêmico: o caso do relatório de projeto em um curso de Engenharia de Portugal

Adriana Fischer

Resumo


O objetivo deste artigo é analisar como se dá a instrução explícita em práticas de letramento que envolvem a escrita do gênero relatório de projeto e como dimensões ditas “escondidas” (STREET, 2010) são abordadas nessas práticas. Os dados emergem de práticas no Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão Industrial (MIEGI), no primeiro semestre do curso, em 2010/2011, na Universidade do Minho, Portugal. A perspectiva sociocultural dos letramentos e abordagens etnográficas são referências teórico-metodológicas nesta investigação. Os resultados indicam que a adoção de uma posição ‘mais’ dialógica, diante da prática de produção do relatório de projeto, possibilita discussões ‘mais’ explícitas sobre relações de poder e identidades diferentes assumidas pelos participantes durante os trabalhos.

Palavras-chave


Letramentos acadêmicos; Curso de Engenharia; relatório de projeto

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

Qualis: A1 (Letras)

ISSN (impresso):1415-1928

ISSN (digital): 1983-2400

Indexadores: Modern Language Association of America, Cambridge Scientific Abstracts, Latindex, EBSCO Publishing e Linguistics Abstracts.