O impacto do planejamento individual e em pares no desempenho oral de aprendizes de nível avançado de inglês como língua estrangeira

Donesca Cristina Puntel Xhafaj, Kátia Eliane Muck, Raquel Carolina de Souza Ferraz D’Ely

Resumo


Tendo em mente que a pesquisa sobre o planejamento em uma abordagem baseada em tarefas tornou-se um nicho de pesquisa que se sustenta, o presente estudo comparou o desempenho oral em língua estrangeira de 16 aprendizes cursando a 7º fase de um curso de Letras-Inglês em uma tarefa monológica na condição de planejamento individual ou em pares. O desempenho dos aprendizes foi analisado em termos de fluência, acurácia e complexidade, porém não houve diferenças estatísticas significativas entre os grupos. Além disso, questionários pós-tarefa foram administrados para verificar as impressões dos aprendizes acerca dos processos em que eles embarcaram ao planejar e sua opinião sobre as condições nas quais eles planejaram. Em termos gerais, os participantes reportaram que embarcaram em processos de organização e formulação da mensagem e perceberam as condições de planejamento, sejam elas individual ou colaborativa, como benéficas.

Palavras-chave


Planejamento; abordagem baseada em tarefas; trabalho colaborativo

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

Qualis: A1 (Letras)

ISSN (impresso):1415-1928

ISSN (digital): 1983-2400

Indexadores: Modern Language Association of America, Cambridge Scientific Abstracts, Latindex, EBSCO Publishing e Linguistics Abstracts.