Ensino-aprendizagem de língua inglesa em anos iniciais do ensino fundamental: do planejamento ao alcance dos objetivos propostos

Leandra Ines Seganfredo Santos

Resumo


Este artigo apresenta resultados de uma investigação sobre o ensino-aprendizagem de Língua Inglesa para crianças que frequentam anos iniciais do Ensino Fundamental em escolas públicas municipais. Com base em Cameron (2001), Phillips (2003), Pinter (2006), Rocha (2008), dentre outros estudiosos da área, discuto habilidades a serem desenvolvidas com este ensino, organização da sala de aula e possíveis ofertas de atividades. A importância da ação do professor no planejamento em Língua Estrangeira para crianças também é foco de discussão, na tentativa de se delinear e alcançar objetivos que visem uma formação significativa, de acordo com pressupostos vygotskianos (2001). As análises de dados de entrevistas, sessões reflexivas e acompanhamento sistemático à prática pedagógica de um grupo de docentes revelam que estes utilizam diferentes metodologias e materiais na prática pedagógica e procuram relacionar os conteúdos escolares com o contexto em que os alunos vivem. Os dados também revelam a predominância pelo desenvolvimento da habilidade escrita, ainda que no primeiro ano e pouco uso da Língua Inglesa, além do conteúdo proposto.

Palavras-chave


Ensino-aprendizagem de Língua Inglesa para crianças; planejamento; prática pedagógica

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

Qualis: A1 (Letras)

ISSN (impresso):1415-1928

ISSN (digital): 1983-2400

Indexadores: Modern Language Association of America, Cambridge Scientific Abstracts, Latindex, EBSCO Publishing e Linguistics Abstracts.