Aula: um acontecimento construído por múltiplas ações de linguagem

Marinalva Vieira Barbosa

Resumo


Este trabalho tem como tema as interações em sala de aula.  O estudo é feito com base em discursos produzidos por professores e alunos de dois níveis de escolarização: Fundamental e Universitário. O objetivo central é refletir sobre as múltiplas ações de linguagem a que professores e alunos recorrem na construção do processo de ensino-aprendizagem. Com base numa concepção dialógica de sujeito e de linguagem (Bakhtin, 1929, 1979), demonstro que, em qualquer nível de escolarização, a aula define-se muito mais pela pluralidade de posicionamentos do que pela unicidade. O modo como professores e alunos interpretam (o que inclui a aceitação ou a refutação) suas posições institucionais, os conteúdos de ensino, as ações linguageiras dos interlocutores faz com que a aula seja um espaço de emergência de gestos e ações próprias de cada sujeito. Pequenos acontecimentos a constituem e a transformam em um evento com garantias sobre como começar, mas não acerca de como terminar. Esse dinamismo faz da aula um sistema aberto e complexo.


Palavras-chave


Linguagem; aula; acontecimento

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

Qualis: A1 (Letras)

ISSN (impresso):1415-1928

ISSN (digital): 1983-2400

Indexadores: Modern Language Association of America, Cambridge Scientific Abstracts, Latindex, EBSCO Publishing e Linguistics Abstracts.