O infográfico: a palavra e a imagem em texto da divulgação científica midiática

Juliana Alles de Camargo de Souza, Maria Eduarda Giering

Resumo


Este trabalho objetiva analisar a configuração textual e discursiva de um infográfico extraído de um corpus de infográficos publicados em revistas de divulgação científica midiática. Como pressupostos teóricos básicos, aspectos fundamentais dos estudos da Semiolinguística sobre a máquina midiática (Charaudeau, 2006) são articulados às noções de práticas sociodiscursivas, de discurso e de texto, propostos pela Linguística Textual (Adam, 2008). O texto em foco é observado a partir da concepção de que, como divulgação científica midiática, apresenta caracterização discursiva própria de popularização da ciência. Assim, tem ontologia própria, que não se confunde com o discurso da ciência. O infográfico em estudo evidencia uma organização textual e discursiva orientada pela ação de fazer-compreender, que é constituída pelas sequências descritiva, narrativa e explicativa. A partir desse seu quadro configuracional, o infográfico representa um interessante e adequado material de leitura que oportuniza o acesso ao conhecimento científico.


Palavras-chave


Infográfico; configuração textual-discursiva; fazer-compreender ; divulgação científica

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

Qualis: A1 (Letras)

ISSN (impresso):1415-1928

ISSN (digital): 1983-2400

Indexadores: Modern Language Association of America, Cambridge Scientific Abstracts, Latindex, EBSCO Publishing e Linguistics Abstracts.