Por uma abordagem complexa de ensino de línguas

Elaine Ferreira do Vale Borges, Vera Lucia Menezes de Oliveira e Paiva

Resumo


Este artigo apresenta uma proposta de abordagem complexa de ensino de línguas estrangeiras, tendo como ponto de partida os estudos de Larsen-Freeman (1997), Larsen-Freeman e Cameron (2008), Paiva (2005, 2009) e Borges (2009). O texto se inicia com uma revisão histórica sobre as abordagens, seguida de uma discussão substanciada em reflexões sobre linguagem e aquisição de segunda língua como sistemas adaptativos complexos, bem como sobre a natureza do ensino/aprendizagem sob a perspectiva da complexidade. Ao final, a proposta é apresentada, expandindo componentes previstos por Larsen-Freeman e Cameron (2008) de forma a contemplar uma variedade de elementos essenciais em uma visão complexa de abordagem de ensino de línguas estrangeiras.

Palavras-chave


Complexidade; sistema adaptativo complexo; abordagem complexa de ensino de língua(s)

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

Qualis: A1 (Letras)

ISSN (impresso):1415-1928

ISSN (digital): 1983-2400

Indexadores: Modern Language Association of America, Cambridge Scientific Abstracts, Latindex, EBSCO Publishing e Linguistics Abstracts.