Jogos jogados em sala de aula: os registros de campo e sua interpretação

Rita de Cassia Tardin Cardoso

Resumo


Este texto apresenta dados coletados a partir de observações em salas de aulas em uma escola pública e em um instituto de língua inglesa em que as professoras utilizaram jogos como procedimentos para a aquisição de inglês como língua estrangeira. Patenteia-se aqui a necessidade de se avaliarem com mais reflexão outros procedimentos adotados em sala de aula no sentido de se interpretar o valor, o significado dessas escolhas metodológicas para o processo do ensinoaquisição de uma nova língua. Após observar ao longo de dois semestres várias aulas com jogos e analisar os dados coletados, chega-se à conclusão de que a interação, o envolvimento, o esforço na compreensão do significado, o clima de entusiasmo e de negociação entre os aprendizes e com o professor propiciados de maneira especial pelos jogos constituem fatores fundamentais na construção do conhecimento e no desempenho dos aprendizes.


Palavras-chave


jogos didáticos, segunda língua, aquisição

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

Qualis: A1 (Letras)

ISSN (impresso):1415-1928

ISSN (digital): 1983-2400

Indexadores: Modern Language Association of America, Cambridge Scientific Abstracts, Latindex, EBSCO Publishing e Linguistics Abstracts.