Assim... assim... dizem os alunos

Regina Maria Varini Mutti

Resumo


Este trabalho, apoiado em Pêcheux, Orlandi e J. Authier, investiga a constituição do discurso pedagógico no sujeito-aluno em três momentos de sua passagem pela escola. O recorte consiste em entrevistas com alunos e alunas, realizadas nas escolas, sobre o ensino de português. A análise do funcionamento discursivo de formulações com a palavra assim evidencia o confronto entre saberes ligados às práticas escolares e saberes de outros discursos, verificando-se processos de sujeição e de resistência que apontam para a heterogeneidade, tendo em vista a relação sujeito, língua e historicidade.


Palavras-chave


Discurso pedagógico, ensino de língua materna, heterogeneidade

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

Qualis: A1 (Letras)

ISSN (impresso):1415-1928

ISSN (digital): 1983-2400

Indexadores: Modern Language Association of America, Cambridge Scientific Abstracts, Latindex, EBSCO Publishing e Linguistics Abstracts.