Aprendendo a ensinar: a autonomia do professoraprendiz no projeto de extensão da Faculdade de Letras da UFMG

Deise P. Dutra, Célia M. Magalhães

Resumo


Este estudo, realizado no Centro de Extensão da Faculdade de Letras da UFMG, relata a experiência de reflexão de professoresaprendizes, sobre a sala de aula de inglês, através da escrita de diários e de entrevistas. Esta proposta vai além das discussões metodológicas comuns em cursos de línguas, incorporando a reflexão como instrumento crucial na formação completa de professores e mostrando como novos paradigmas podem ser avaliados mesmo em Centros de Extensão com um grande número de professores-aprendizes. Além disso, o estudo aponta para o fato de que os diários têm um papel na construção da auto confiança e da percepção, pelos estagiários, de parâmetros que vêm consolidar ou até desafiar suas crenças a respeito do processo de aprendizagem/ensino de inglês como língua estrangeira.


Palavras-chave


formação de professores, reflexão, autonomia

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

Qualis: A1 (Letras)

ISSN (impresso):1415-1928

ISSN (digital): 1983-2400

Indexadores: Modern Language Association of America, Cambridge Scientific Abstracts, Latindex, EBSCO Publishing e Linguistics Abstracts.