English-as-a-foreign-language teacher-training programs: An overview

Diógenes Cândido de Lima

Resumo


O processo de treinamento de professores de inglês como língua estrangeira tem recebido uma atenção especial em vários programas de formação de professores, no Brasil e no exterior. Tópicos tais como conhecimento e competência dos participantes destes programas, conteúdo programático, abordagens metodológicas, entre outras coisas, são discutidos constantemente pelos especialistas e estudiosos do assunto. Na maior parte dos programas, uma ênfase maior tem sido dada à parte metodológica e ao aprimoramento do nível lingüístico do aluno. Na realidade, a capacidade de domínio da língua tem sido a característica mais importante de um bom professor de inglês. No entanto, as pesquisas têm indicado que apenas alguns programas de formação de professores de língua estrangeira têm conseguido alcançar este objetivo. Este trabalho discute alguns tópicos relacionados com a natureza dos programas de formação de professores de inglês como língua estrangeira, bem como algumas abordagens, metodológicas e paradigmas utilizados nestes programas.


Palavras-chave


formação de professores, línguas estrangeiras, língua inglesa

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

Qualis: A1 (Letras)

ISSN (impresso):1415-1928

ISSN (digital): 1983-2400

Indexadores: Modern Language Association of America, Cambridge Scientific Abstracts, Latindex, EBSCO Publishing e Linguistics Abstracts.