Escrita de alunos: Uma análise baseada em corpus

Tony Berber Sardinha, Marilisa Shimazumi

Resumo


Este trabalho apresenta uma descrição preliminar de uma amostra do arquivo APU (Assessment of Performance Unit) a partir de uma perspectiva da Lingüística de Corpus. O arquivo APU contém milhares de ensaios e cartas escritas por alunos britânicos. Para os propósitos desta investigação, uma amostra dos manuscritos foi transferida para o computador e comparada com corpus de textos escritos por adultos (jornal ‘The Guardian’). A comparação foi efetuada por meios computacionais através de uma gama variada de técnicas, e expôs algumas das características típicas da escrita dos alunos.


Palavras-chave


Lingüística de Corpus, escrita, WordSmith Tools

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

Qualis: A1 (Letras)

ISSN (impresso):1415-1928

ISSN (digital): 1983-2400

Indexadores: Modern Language Association of America, Cambridge Scientific Abstracts, Latindex, EBSCO Publishing e Linguistics Abstracts.