É possível ter autoridade em sala de aula sem ser autoritário?

Elaine Lopes Novais

Resumo


Nas discussões atuais acerca da educação, a autoridade aparece como uma das principais questões que influenciam a questão disciplinar. Através de uma pesquisa de base etnográfica em uma turma de segunda série do Ensino Médio de uma instituição federal de ensino, investigo como a professora trabalhou a questão da autoridade na busca de manter a disciplina em sua turma. É importante notar que, para que a autoridade tenha uma função vital na questão disciplinar, é necessário que os indivíduos que interagem em sala tentem construir um conceito de disciplina que não seja imposto por leis arbitrárias, mas sim que seja construído através da negociação de regras claras e justas, que levem os alunos a desenvolverem autonomia e uma percepção crítica da realidade.


Palavras-chave


autoridade, interação, professor, aluno, regras

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

Qualis: A1 (Letras)

ISSN (impresso):1415-1928

ISSN (digital): 1983-2400

Indexadores: Modern Language Association of America, Cambridge Scientific Abstracts, Latindex, EBSCO Publishing e Linguistics Abstracts.