Gêneros na escola: uma proposta didática de trabalho

Adail Sobral, Karina Giacomelli

Resumo


Nosso objetivo neste artigo é apresentar uma proposta de transposição de gêneros para o ambiente escolar sem desfigurá-los mediante uma modelização enrijecedora , mas sem perder de vista que toda transposição modeliza, de alguma maneira que torna estáticos objetos que são dinâmicos e que por isso o trabalho com gêneros requer uma mudança de atitude com respeito ao que se entende como objeto de ensino, conteúdo de aprendizagem, ensino e aprendizagem. Com esse objetivo em vista, pretendemos explorar teórica e metodologicamente parâmetros dialógicos sobre os gêneros. Não nos limitamos a uma exposição teórica e/ou metodológica, mas fazemos ainda uma análise ilustrativa.


Palavras-chave


gêneros; transposição; proposta didática; dialogismo

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

Qualis: A1 (Letras)

ISSN (impresso):1415-1928

ISSN (digital): 1983-2400

Indexadores: Modern Language Association of America, Cambridge Scientific Abstracts, Latindex, EBSCO Publishing e Linguistics Abstracts.