Ensino da Língua Portuguesa - orações temporais introduzidas por antes de/que e depois de/que (estudo contrastivo)

Iva Svobodová

Resumo


O objetivo do artigo intitulado Ensino da Língua Portuguesa –orações temporais introduzidas por antes de/que e depois de/que é apresentar os resultados de uma análise quantitativa e qualitativa das orações temporais finitas e infinitivas nas variedades europeia (PE) e brasileira do Português (PB).  O trabalho possui duas partes principais. A primeira parte, baseada num estudo qualitativo, visa analisar as nuances existentes entre as formas finitas com o predicador usado no modo conjuntivo e as formas infinitivas, e a segunda, baseada numa metodologia quantitativa, pretende estudar as preferências pelas formas simples ou composta do infinitivo em PE e PB.

Assim na primeira parte qualitativa, verificou-se haver simetria entre PE e PB no que diz respeito às restrições semânticas existentes entre as formas finita e infinitiva das orações temporais de anterioridade. No entanto, no caso das frases temporais de posterioridade, as variedades estudadas apresentam tendências divergentes: em PB, as frases finitas parecem possuir um valor hipotético e as frases infinitivas, ao contrário, mostraram possuirem o valor real ou factual. Em PE, porém, ambos os valores podem ser veiculados pelas frases inifnitivas, sendo evitado o uso do predicador no modo conjuntivo. Quando se apresenta em forma finita, é sempre no modo indicativo, o qual veicula sempre o valor fatual.

Na segunda parte da pesquisa, foi verificado que em ambas as variedades prevalece o uso do infinitivo simples, apresentando, no entanto, o PE, uma maior ocorrência do infinitivo composto, contrariamente à sua contrapartida brasileira em que este parece ser evitado.

 


Palavras-chave


orações temporais, orações finitas, orações infinitiva, Português Brasileiro, Português Europeu

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

Qualis: A1 (Letras)

ISSN (impresso):1415-1928

ISSN (digital): 1983-2400

Indexadores: Modern Language Association of America, Cambridge Scientific Abstracts, Latindex, EBSCO Publishing e Linguistics Abstracts.