Reflexão deflagrada por fotografias: o discurso justificador e as representações da formação profissional de professores

João A. Telles

Resumo


Fundamentado em uma nova modalidade de pesquisa qualitativa – a Pesquisa Educacional com Base nas Artes, o presente artigo enfoca a reflexão compartilhada de professores deflagrada por 29 fotografias com cenas da vida escolar que foram dadas a cinco grupos de professores. A análise das transcrições do discurso reflexivo gravado em áudio foi realizada de duas perspectivas – análise da conversação e a teoria das representações sociais. Os resultados evidenciam justificativas argumentadoras dadas pelos professores participantes enquanto compartilhavam suas construções de significados ao observar as fotos. Tais justificativas, por sua vez, me levaram ao conhecimento situado usado pelos professores e às suas representações do ensino e do desenvolvimento profissional. Da perspectiva de uma nova abordagem ao estudo do conhecimento e do desenvolvimento profissional do professor, os resultados evidenciam a peculiaridade dos objetos de arte como deflagradores de reflexão compartilhada – os professores não se restringiram aos conteúdos das fotografias, mas os estenderam em direção a outras áreas de suas experiências pessoais e profissionais, tecendo e organizando os significados que foram proporcionados pela experiência estética gerada pelas fotografias.


Palavras-chave


reflexão de professores; discurso reflexivo; operadores argumentativos; pesquisa educacional com base nas artes

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

Qualis: A1 (Letras)

ISSN (impresso):1415-1928

ISSN (digital): 1983-2400

Indexadores: Modern Language Association of America, Cambridge Scientific Abstracts, Latindex, EBSCO Publishing e Linguistics Abstracts.