Pedagogia dos multiletramentos e desafios para uso das novas tecnologias digitais em sala de aula no ensino de língua portuguesa

Beatriz Gaydeczka, Acir Mário Karwoski

Resumo


Este artigo discute como alguns conceitos da pedagogia dos multiletramentos são concebidos na área de educação. A discussão baseia-se em teorias e em análises de projetos de pesquisa de iniciação científica e na visão de professores participantes de cursos de formação continuada cuja temática foi o uso das novas tecnologias digitais de informação e comunicação em aulas de língua portuguesa. Em síntese, observa-se que a inserção das tecnologias acontece na maioria das escolas. Os principais problemas estão relacionados à adaptação de infraestrutura e à preparação dos professores para o uso efetivo das tecnologias. Em contrapartida, as principais vantagens são desenvolvimento de atividades inovadoras, facilidade de acesso de informações, motivação, interesse dos estudantes em função dodinamismo das estratégias didáticas integradas à aula e, por fim, a necessidade de uma nova ética de uso consciente das tecnologias para a aprendizagem.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

Qualis: A1 (Letras)

ISSN (impresso):1415-1928

ISSN (digital): 1983-2400

Indexadores: Modern Language Association of America, Cambridge Scientific Abstracts, Latindex, EBSCO Publishing e Linguistics Abstracts.