Processo de escrita de uma webaula: propota de classificação das etapas da produção textual

Nukácia Araújo, Débora Hissa

Resumo


Este artigo tem como objetivo descrever o processo de escrita do gênero webaula a partir dos processos interacionais subjacentes à atividade de produção escrita, a fim de apresentar uma proposta de divisão das etapas de produção textual que colabore para a formação de professores autores em EaD. A partir de um estudo de caso, propomos a divisão do processo de escrita em cinco níveis de produção: 1. produção didática individual; 2. produção didática colaborativa; 3. produção didática mediada; 4. produção didática pós-intervenção (reescrita); e 5. produção multimodal. Estes níveis foram estabelecidos considerando-se três princípios de produção: pedagógico-narrativos; estético-linguísticos; estético-multimodais (ALMERANA, 2011). Esta classificação permite que os sujeitos-autores compreendam as etapas do processo de escrita didática em EaD, bem como os modos de participação dos sujeitos-autores (interlocutores) na incorporação de procedimentos reflexivos necessários à produção de uma webaula como gênero de escrita colaborativo.

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Qualis: A1 (Letras)

ISSN (impresso):1415-1928

ISSN (digital): 1983-2400

Indexadores: Modern Language Association of America, Cambridge Scientific Abstracts, Latindex, EBSCO Publishing e Linguistics Abstracts.