Reading multiple sources online

Carla Viana Coscarelli, Julie Coiro

Resumo


Nesse artigo, discutimos sobre os componentes da leitura online e como promover habilidades e estratégias que ela requer do leitor contemporâneo Defendemos que a leitura em ambientes digitais e a leitura do impresso não devem ser vistas como atividades polarizadas, ou antagônicas, mas como um conjunto de práticas complementares. A leitura na Internet, no entanto, complexifica algumas das habilidades requeridas na leitura do impresso, uma vez que o leitor precisa lidar com questões como a hipertextualidade e a multimodalidade, bem como navegar por múltiplas fontes de informação enquanto, executa múltiplas tarefas simultaneamente. Focalizamos aqui o trabalho com múltiplas fontes, discutindo o papel da navegação, localização, seleção e avaliação, entre outros processos requeridos dos leitores online produtivos. Acreditamos que essas informações sejam importantes para orientar o trabalho do professor que busca dar suporte aos alunos no desenvolvimento de habilidades essenciais para a leitura em ambientes digitais.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

Qualis: A1 (Letras)

ISSN (impresso):1415-1928

ISSN (digital): 1983-2400

Indexadores: Modern Language Association of America, Cambridge Scientific Abstracts, Latindex, EBSCO Publishing e Linguistics Abstracts.