Corpos em campo: performance, visibilidade e impermeabilidade na apresentação do self de jogadores de futebol no Instagram

Rafael Rodrigues da Costa, Sayonara Melo Costa

Resumo


A presente pesquisa tem como objetivo o estudo da apresentação de si em redes sociais da internet, considerando a administração da impressão condicionada por fatores como a exibição do corpo e as subjetividades advindas dessa exibição. Para tanto, convocam-se bases teóricas que permitem apreender as práticas de apresentação do self em redes sociais da internet (POLIVANOV, 2012; SÁ; POLIVANOV, 2012; GOFFMAN, [1975] 2011), articulando a elas a consideração da natureza ambivalente do corpo na cultura contemporânea (FERRAZ, 2013). Do ponto de vista metodológico, buscam-se os aportes da gramática visual de Kress e van Leeuwen (2006), com ênfase na noção de estrutura conceitual, que fornece um enquadre para o exame de categorias vinculadas à apresentação de si. Os resultados apontam para uma tendência ao fechamento ante a vulnerabilidade dos sujeitos analisados, expresso na análise por meio do apelo a símbolos patrióticos, esportivos e midiáticos.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

Qualis: A1 (Letras)

ISSN (impresso):1415-1928

ISSN (digital): 1983-2400

Indexadores: Modern Language Association of America, Cambridge Scientific Abstracts, Latindex, EBSCO Publishing e Linguistics Abstracts.