Número temático - Gamificação

A transposição das características dos games – como pontos, medalhas e rankings de liderança – de uma situação específica de jogo para o ambiente da sala de aula tem despertado o interesse de professores e pesquisadores na área da aprendizagem de línguas, constituindo-se em um tema definido como gamificação. Muito do que acontece durante o jogo é o que os professores gostariam de ver em seus alunos: engajamento intenso na atividade, motivação para vencer os desafios, desempenho acima dos níveis de competência e altos níveis de superação. Não há dúvida de que existem, de um lado, muitas semelhanças entre a atividade do jogo e a aprendizagem da língua, ao lado também de muitas diferenças. Investigar essas possibilidades e dificuldades é o objetivo principal desta edição especial.
Tópicos sugeridos: aplicativos gamificados, questões estéticas e éticas, avaliação de games, jogos sérios, letramento de games, Teoria do Fluxo...

Organização:
Vilson J. Leffa (UFPEL)
Rafael Vetromille-Castro (UFPEL)


Prazo para submissão:
09/06/2019
Provável publicação: dezembro de 2019


Diretrizes para autores e submissões:

http://www.rle.ucpel.tche.br/index.php/rle/about/submissions#authorGuidelines
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Qualis: A1 (Letras)

ISSN (impresso):1415-1928

ISSN (digital): 1983-2400

Indexadores: Modern Language Association of America, Cambridge Scientific Abstracts, Latindex, EBSCO Publishing e Linguistics Abstracts.