Políticas Editoriais

Foco e Escopo

Linguagem & Ensino é uma publicação semestral do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Católica de Pelotas, classificada no sistema Qualis como A2. Tem por objetivo a divulgação de trabalhos inéditos, partindo de pesquisas originais, teóricas ou empíricas – quantitativas ou qualitativas – nas áreas da linguagem e/ou de seu ensino, incluindo, por exemplo, aprendizagem e aquisição de línguas, tanto materna como estrangeira; desenvolvimento e avaliação da produção textual; aspectos sociais e psicolinguísticos da compreensão textual; formação de professores de língua materna e estrangeira; discurso pedagógico, midiático e institucional em geral; e aspectos da interação verbal e não-verbal. Não serão aceitos artigos do tipo revisão de literatura.  Devido ao grande número de artigos recebidos, apenas serão avaliados textos redigidos por pesquisadores/professores doutores ou por alunos de mestrado/doutorado desde que em coautoria com um professor doutor vinculado a uma instituição de ensino superior.

 

Políticas de Seção

Artigos

Política padrão de seção

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenhas

As resenhas devem conter até 3000 palavras e seguir o mesmo estilo de formatação definido para os artigos.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Entrevistas

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Ensaios

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Outros

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Autores

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

O julgamento de trabalhos para publicação é feito em duas instâncias. Num primeiro momento o trabalho é lido pela Comissão Editorial, que faz uma avaliação preliminar de seu conteúdo para decidir se ele se enquadra na política editorial da Revista. Se o trabalho atende a esses requisitos básicos, ele é então enviado para dois membros do Conselho Editorial ou pareceristas ad hoc. Apenas os trabalhos aprovados pelos dois pareceristas são encaminhados para publicação, desde que as modificações sugeridas, se houver, sejam atendidas pelo autor. Os trabalhos são avaliados quanto a sua clareza, pertinência, implicações e originalidade. Os trabalhos aceitos são publicados integralmente em Linguagem & Ensino, na versão impressa e no site do periódico.

 

Periodicidade

A partir de 2012, adotaremos o sistema ahead of print, diminuindo, assim, o tempo entre a submissão do artigo e a sua publicação. Portanto, os artigos aceitos serão adicionados individualmente ao sumário assim que estiverem prontos para publicação.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 
Berita update - harianwartawansurat kabar nasional - beritareportaseharianberita terkini - harianberitaterkiniinformasi terbaru - informasiberitaharianberita hari ini - wartawanhariiniberita kriminal - kriminalharian


Qualis: A1 (Letras)

ISSN (impresso):1415-1928

ISSN (digital): 1983-2400

Indexadores: Modern Language Association of America, Cambridge Scientific Abstracts, Latindex, EBSCO Publishing e Linguistics Abstracts.